segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Envelhecimento, senescência e senilidade


Desde que nascemos vivemos o processo natural do envelhecimento. Isto ocorre de maneira gradual e progressiva e com o passar do tempo diminui a reserva funcional indivíduo, esta relação natural é chamada de senescência. No entanto nem todo envelhecimento é saudável. Para Leão Jr. (2003) este processo depende de diversos fatores relacionados à dieta, estilo de vida, educação, exposição a fatores estressantes entre outro. Muitos idosos são acometidos por doenças e agravos crônicos não transmissíveis (DANT), ou por condições de sobrecarga psíquica e acidentes que comprometem a saúde em diversos graus, ao estado patológico do envelhecimento é dado o nome de senilidade, geralmente requer assistência ao idoso.
 
De acordo com o Ministério da Saúde no Caderno de Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa (2007), um dos principais erros que as pessoas cometem é considerar que todas as alterações físicas e psicológicas são vindas do processo natural do envelhecimento, outro erro bastante comum é justamente o contrário do primeiro, ou seja, encarar o envelhecimento natural como doença que precisa de tratamento.
 
As principais mudanças que ocorrem com o avançar da idade são:
- Alterações de memória operacional, explícita e episódica.
- Redução de massa muscular e em conseqüência: fraqueza, lentidão e insegurança ao movimentar-se o que aumenta a possibilidade de quedas.
-  Perda da elasticidade dos tecidos conectivos e redução da viscosidade dos líquidos sinoviais.
- Diminuição da velocidade de condução nervosa, coordenação motora, equilíbrio e flexibilidade.
- Aumento da gordura corporal, principalmente na região abdominal.
- Diminuição de massa óssea, aumentando o risco de fraturas...

Essas são algumas das alterações naturais que ocorrem com o passar dos anos, no entanto, como já foi dito antes o estilo de vida mais ou menos saudável tem sua influência. Pessoas inativas ou sedentárias percebem essas alterações mais intensamente, geralmente em conjunto com alguma patologia. Mantenha-se ativo com a prática regular de exercícios físicos, é uma forma de suavizar as mudanças e manter uma boa qualidade de vida.


Referencias

CADERNO de Atenção Básica. Envelhecimento e saúde da pessoa idosa. Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília: 2007. 192 p.:Il.: n.19 Disponível em  http://www.saude.gov.br/bvs

LEÃO JÚNIOR, Roosevelt. Participação em hidroginástica, crenças de auto-eficácia e satisfação com a vida em mulheres de 50 a 70 anos. 2003. 89f Dissertação de Mestrado em Gerontologia - Faculdade de Educação da UNICAMP, Campinas, 2003

2 comentários:

  1. Oi prof. Deborah!
    =)

    Os posts estão uma maravilha de serem lidos. Muita novidade, sempre com referências. Queremos mais!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Larissa!

    Que bom que está acompanhando e gostando dos posts. Toda semana com um textinho novo, não deixe de conferir.

    Obrigada pelo Carinho

    =)

    ResponderExcluir