quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Hidroginástica, uma excelente opção!

Hoje realizei uma aula de hidroginástica em uma turma de terceira idade e ao perceber todos muito alegres e animados com a atividade me propus a escrever um post sobre o tema.

A prática da atividade física regular é sem dúvidas um meio de conquistar uma melhor qualidade de vida seja qual for a idade e a hidroginástica é uma atividade bastante procurada pela população idosa.
 

A aula de hidroginástica tem duração de aproximadamente 45 minutos, divididos entre aquecimento global, parte principal e alongamentos. É uma modalidade de pouco risco de lesões e baixo impacto. As aulas ocorrem geralmente ao som de músicas alegres e estimulantes onde são executados exercícios aeróbios, localizados e alongamentos.

Ao contrário do que muita gente pensa, a hidroginástica pode ser muito intensa dependendo do objetivo da aula e do material utilizado (caneleira, colete, espaguete e halteres). 

De acordo com um estudo realizado por Alves e colaboradores (2006) cerca de 90% das pessoas que praticam hidroginástica notam melhora em algum aspecto de sua vida cotidiana. Neste mesmo estudo foi contatado que 74% dos indivíduos procuram esta atividade por motivos de saúde, seguido do índice de 10% que a buscam para socializar, visto que é uma atividade praticada em grupos.

Alguns benefícios da atividade:
Sensação de alívio do peso corporal, pois é uma atividade realizada dentro da água;
Maior gasto calórico se comparado a mesma atividade fora da piscina;
Aumento da capacidade cardíaca e respiratória;
Aumento da flexibilidade, resistência e força muscular, auxiliando o idoso nas atividades da vida diária;
Melhora do equilíbrio e coordenação motora;
Melhora de auto-estima, cognição e socialização.

Portanto, se você procura por uma atividade animada, motivante e que proporcione benefícios físicos, cognitivos e afetivos, a hidroginástica é uma excelente opção, experimente!


Referências

Silvia Teixeira de Pinho; Daniel Medeiros Alves; José Francisco Gomes Schild; Mariângela da Rosa Afonso - A hidroginástica na terceira idade Revista Digital - Buenos Aires - Ano 11 - N° 102 - Nov 2006. Disponível em http://www.efdeportes.com/efd102/hidrog.htm

Marcus Vinícius de Mello Pinto Et al Os benefícios gerados pela pratica de hidroginástica em idosos Revista Digital - Buenos Aires - Ano 13 - N° 124 - Set 2008. Disponível em http://www.efdeportes.com/efd124/os-beneficios-gerados-pela-pratica-de-hidroginastica-em-idosos.htm

3 comentários:

  1. Esclarecedor esse Post.
    Sempre me perguntei porque a hidroginástica é tão procurada por pessoas mais velhas.

    Minha namorada também começou a fazer, ela está gostando bastante. Mas a opinião dela é suspeita, gosta de qualquer atividade física e tal :)

    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  2. Hidroginástica é uma atividade muito boa e gostosa de fazer, quando puderem experimentem!
    Não deixem de conferir e comentar os próximos posts!

    Grande Abraço

    ResponderExcluir