terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Corrida? Até dentro da água!

A água é vital para o bom funcionamento do nosso organismo, todos nós sabemos, porém, quais os benefícios de fazer exercícios dentro da água?
Deep Running como é conhecido, é uma versão da corrida tradicional, realizado em piscina funda. Essa modalidade traz os mesmos benefícios que a corrida tradicional, no entanto, não tem impacto. A aula é realizada sem que os pés toquem o fundo da piscina. Para ajudar na flutuação é utilizado um colete feito de material especial.

Em um estudo realizado pelo fisiologista Turíbio Leite de Barros, descobriu-se que a quantidade de calorias queimadas dentro da água nessa atividade é quase 2 vezes maior quando comparada a corrida na rua ou esteira, uma vez que a água oferece resistência muito maior que a do ar.
Essa modalidade pode ser praticada por homens e mulheres, de diferentes idades, e diferentes níveis de condicionamento físico. Pode ser realizado com objetivo de recuperação articular (principalmente para atletas), ou ainda como meio de melhorar o condicionamento físico. Para os alunos iniciantes as primeiras corridas são feitas sem deslocamento para aprendizagem da técnica. Em uma mesma aula podem ter alunos de diferentes níveis, cada um realizando da melhor forma possível conforme suas próprias limitações. 

Principais benefícios:
- A freqüência cardíaca é menor dentro da água, portanto permite ao aluno trabalhar mais sem que ocorra a exaustão;
- Menos estresse articular, menos impacto;
- Exercício aeróbio com grande gasto energético. Ótimo para pessoas que precisam emagrecer.
- Ganho de condicionamento físico.
- Aumento de força e alongamento muscular.

Apesar de apresentar diversos benefícios, a Deep Running, não é indicada para pessoas sem adaptação ao meio líquido, ou que tenham muito medo, é preciso uma preparação prévia em outra modalidade aquática. Também não se mostra eficaz para pessoas com osteoporose devido a falta de impacto.

Gostou da modalidade? Procure orientação de um profissional da área, tire suas dúvidas. Experimente!!!


Sites acessados
http://www.cdof.com.br/circulo_geral.htm
http://www.cdof.com.br/ginastica3.htm
http://www.bemleve.com.br/fitness/acqua-fitness/292
http://www.senado.gov.br/portaldoservidor/jornal/jornal87/esporte_acqua.aspx
http://www.corpoperfeito.com.br/artigo/VisualizacaoArtigo.aspx?IdArtigo=127
http://dgi.unifesp.br/comunicacao/noticias.php?cod=4499

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Qual é a sua idade interior?

Arlindo, 50 anos
Qual é a sua idade interior?

Buscando saber essa informação a Unimed Rio lançou um site com um teste muito bacana e simples de ser realizado. Primeiramente você coloca sua idade de RG, e depois responde as outras questões que abordam aspectos da alimentação, saúde e estilo de vida. O resultado aparece em segundos e você ainda pode conferir os pontos positivos que diminuem sua idade, e aqueles negativos que podem te envelhecer antes do tempo.
 
Eu estou 5 anos mais jovem e você? Confira e mande seu resultado!!!!  Para realizar o teste acesse  www.idadeinterior.com.br

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Atividades em Curitiba

Como já foi dito e registrado diversas vezes, a população de idosos vem crescendo muito nos últimos anos, com previsão de um aumento ainda maior. Em Curitiba não é diferente, mas o que esta cidade está planejando e realizando para acolher esses cidadãos de forma satisfatória e digna?
Academia ao ar livre
Em busca dessas respostas comecei uma modesta pesquisa para verificar que atividades estão sendo desenvolvidas. Confira na seqüência algumas delas.

FAS – A Fundação de Ação Social é responsável pela gestão plena da Política Municipal de Assistência Social em Curitiba e atua de forma integrada com órgãos governamentais e instituições não governamentais que compõem a rede sócio-assistencial do município. Atende crianças, jovens, família, deficientes e o idoso. Realiza para o idoso diversas atividades e serviços como: Serviços e atividades culturais, físicas, artesanato e oficinas de produção, nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), centros e grupos de convivência, em unidades próprias ou conveniadas. Serviços de acolhimento, em albergue para idosos em situação de rua, e abrigo para idosos ex-moradores de rua; em instituições de longa permanência conveniadas; serviço de atendimento ao vitimizado em domicílio; e Centro Dia.

CMDPI – Conselho Municipal da Pessoa Idosa é um Órgão colegiado de caráter consultivo, deliberativo, controlador e fiscalizador da Política da Pessoa Idosa, responsável pela execução da Política Municipal da Pessoa Idosa, com sede e abrangência no Município de Curitiba. Entre outras atribuições visa Supervisionar, acompanhar, avaliar, fiscalizar, cumprir a política municipal da pessoa idosa, observada na legislação em vigor.

Centro de Esporte e Lazer é mantido pela Prefeitura Municipal de Curitiba e oferece gratuitamente aulas de ginástica e alongamento, além de exercícios para a terceira idade.  Possui também academias ao ar livre para a prática de exercícios de musculação e alongamento. Possui o Programa de atenção ao Idoso que consiste na realização de ações que visam mudanças de atitudes e aquisição de hábitos saudáveis, através da informação, sensibilização, incentivo e oferta de atividades físicas e recreativas, para a manutenção e promoção da saúde da população idosa da cidade.

Clube da Gente
A cidade de Curitiba oferece diversas atividades culturais, físicas e sociais espalhadas pelos bairros. Além das ruas da cidadania que também oferecem diversos serviços (inclusive acesso ao FAS), também conta com muitos parques, praças, academia ao ar livre, além do Clube da Gente que oferece atividades aquáticas e aulas de ginástica.

Não fique parado! Aproveite as oportunidades que a nossa cidade oferece!!!



Para maiores Informações

FAS – Fundação de Ação Social
Endereço: Rua Eduardo Sprada, 4520 - Bairro Campo Comprido CEP 81270-010 Curitiba / PR
Telefone: (41)3350-3500 (41)3373-7540
Contato: email: fas@fas.curitiba.pr.gov.br

CMDPI - http://www.fas.curitiba.pr.gov.br/conteudo.aspx?idf=59

Carteira do Idoso para transporte inter estadual http://www.curitiba.pr.gov.br/servicos/cidadao/cadastro-para-carteira-do-idoso-transporte-interestadual-gratuito/342

Credencial para Vagas Especiais
http://www.curitiba.pr.gov.br/servicos/cidadao/credencial-para-vagas-especiais-idosos-e-deficientes/918

CEL – Centro de Esporte e Lazer
http://www.aquiemcuritiba.com.br/curitiba1/index.php?option=com_content&task=view&id=36&Itemid=2



Matérias Relacionadas

Idosos em Curitiba têm vantagens http://www.bemparana.com.br/index.php?n=2701&t=idosos-em-curitiba-tem-vantagens

Programa Idoso em movimento de Secretaria Municipal do Esporte e Lazer http://www.efdeportes.com/efd71/curitiba.htm