terça-feira, 30 de agosto de 2011

Artigo - Exercícios Multisensoriais no equilíbrio e prevenção de quedas em idosos

O post de hoje é a indicação e o resumo de um artigo interessante a respeito do equilíbrio na prevenção de quedas em pessoas idosas. Segue o link do artigo para quem tiver maior interesse. Ao final do artigo em anexo você pode conferir também a Escala de Equilíbrio Funcional de Berg. Boa Leitura!

Artigo: "Exercícios Multisensoriais no equilíbrio e prevenção de quedas em idosos"     Autores: Juliana Nunes de Almeida Costa, Carolina D’Umbra Gonçalves, Gisele Balbino Araujo Rodrigues, Ana Patrícia de Paula, Márcio de Moura Pereira e Marisete Peralta Safons. Publicado em efdeportes.com 

Resumo: O processo de envelhecimento provoca perdas que levam à diminuição do equilíbrio e ao aumento da freqüência de quedas em idosos, contudo há carência na educação física para idosos de propostas de exercícios viáveis, técnica e economicamente, para a prevenção de quedas nesta população. Objetivos: avaliar o efeito de um circuito de Exercícios Multisensoriais no equilíbrio e no risco de quedas em idosos. Metodologia: 26 indivíduos idosos (6 homens, 20 mulheres; idade 68 ± 7,98 anos), completaram este estudo. Foram realizadas 10 sessões de Exercícios Multisensoriais, organizados em forma de circuito composto por 13 estações de treinamento, com 2 sessões semanais de 45 minutos. O equilíbrio e o risco de quedas foram avaliados antes e depois da intervenção pela Escala de Equilíbrio de Berg (EEB) e pelo cálculo do Índice de Possibilidade de Queda (IPQ), utilizando-se o Teste “t” pareado de Student na comparação das médias calculadas. Resultados: O programa de Exercícios Multisensoriais promoveu a melhora significativa do equilíbrio (p = 0,04) entre os escores obtidos pela EEB no pré (52,31 ± 5,12) e no pós-teste (53,81 ± 2,76) e redução do risco de quedas de 19,23% (IPQ de Alto Risco) no pré-teste para nenhum caso (100% com IPQ de Baixo Risco) no pós-teste. Conclusão: Verificou-se neste estudo que exercícios multisensoriais organizados em forma de circuito de treinamento são capazes de promover melhora no equilíbrio e de reduzir o risco de quedas em idosos.



terça-feira, 9 de agosto de 2011

TeleHelp – O Anjo da Guarda Tecnológico!!!


Aumenta a expectativa de vida, aumenta também a ânsia por qualidade de vida e independência. Muitos idosos preferem morar sozinhos, mas são muitas as preocupações em relação a saúde em caso de emergência. Veja a mais nova alternativa...

TeleHelp é um serviço de teleassistência  conhecido em 20 países que recentemente chegou à Curitiba.  Funciona através de dois aparelhos, uma deles é instalado na residência (parecido com uma secretária eletrônica) e o outro permanece com o indivíduo em forma de relógio ou de colar (a prova de água, o que permite ser utilizado até mesmo no banho).  Esse segundo aparelho contém um botão, em caso de problema ou mal estar o indivíduo aperta o botão que entra em contato com a central de atendimento. A qual poderá acionar o serviço de atendimento médico enviando uma equipe ao local, ou ainda avisar familiares de acordo com a gravidade do acontecimento. O atendimento é 24horas, no entanto funciona apenas dentro da residência.

De acordo com dados publicados no Jornal Gazeta do Povo o custo do TeleHelp é de R$100,00 (Adesão) e R$ 85,00 de mensalidade. O telefone de contato em Curitiba é 8869 2447 - Marina Simon. 

Quer saber mais? Acesse http://www.telehelp.com.br 

Saiba Dicas para evitar quedas dentro de casa através do Manual de Prevenção de Quedas da Pessoa Idosa